quinta-feira, 4 de abril de 2013

Não contem mais comigo...


Desculpem lá, sei que há muitos professores aí desse lado, e provavelmente alguns até serão Directores de Turma, e não quero ofender ninguém.

Já não sou nova nestas andanças, a filhota já tem quase 17 anos e nunca faltei a reuniões escolares, desde o ano passado tenho também as reuniões da Pré-Escola do António.

1ª Parte
Ontem estive na Escola Secundária, na entrega das notas da Márcia, que começou às 18.30h e acabou às 20.10h. Se se tratou de algum assunto realmente importante? Não me pareceu...o D.T. falou, falou...principalmente de supostas regras que ainda nem se sabe se vão ser implementadas no próximo ano lectivo ou não. Uma Enc. de Educação, que também é professora mas do ciclo, trazia um caderno de dúvidas que mais parecia um testamento. Metade da reunião foi ouvi-la perguntar: " Mas Carlos e se...mas porquê que em Filosofia se calcula a média assim...e assado...e por aí adiante! E lá ia ele riscar no quadro, exemplos e mais exemplos...

De concreto, em relação à turma, falou nas melhorias de comportamento e que por esta altura já está tudo mais ou menos definido em relação a subidas ou descidas de notas.

E pronto, era ver pais e mães de olhos pregados nos relógios a cada 30 segundos...

2ª Parte
Hoje, reunião do António, das 15.15h às 17h !
É demais! Tá tudo doido ou é de mim?
Os miúdos têm 3, 4 e 5 anos...é obrigatório a Educadora fazer avaliação completa, tudo bem, trouxe 2 folhas onde está bem descrito tudo isso. Aprovámos o passeio de fim de ano e as 2 semanas na praia, para além disso falou um pouco de comportamentos, melhorias de uns e de outros.
Depois...bem, depois foi um tal supor o futuro, porque agora já são um Mega Agrupamento e muita coisa vai mudar, e aí, acredito que muita coisa vai piorar. "Lavou" alguma roupa suja em relação às decisões tomadas pela Dra. da Câmara Municipal em relação a animadoras, funcionárias e...e coisas que não nos dizem respeito e talvez nem devêssemos saber.

E é isto! Enquanto me lembrar destas duas grandes secas ( volto a pedir desculpa a quem está do outro lado das reuniões de pais) não volto a mais nenhuma!

PS: eu sei, tenho a memória curta e o sentido de responsabilidade e de obrigação de acompanhar o percurso escolar dos meus rebentos vai falar mais alto e na próxima ronda lá estarei :)

Beijos/ A mãe



4 comentários:

  1. Olha a minha mãe foi professora e não tem paciência para as reuniões da minha irmã.
    Algumas chegam a ser sem nexo nenhum =S

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. O Mãe o que nós fazemos pelos nossos filhos nunca é demais !!!!
    E quanto á encarregada de educação/professora era desnecessário, depois da reunião fosse ter com o colega e então troca-se as ideias ou as dúvidas e mais o quê e não desse seca a quem trabalha de verdade ou só queria mostrar estatuto? Infelizmente é disso que o nosso país vive, estatutos.
    Quanto á avaliação dos pequeninos parece não ter muita lógica, mas tem muita importância principalmente para despiste de algumas dificuldades, diferenças e não só. A criança quando for para o 1º ciclo o professor da turma pode assim trabalhar com a criança de maneira a ajudá-la a superar melhor as dificuldades que vão surgindo ao longo da sua aprendizagem, bem também não quero dar uma seca, mas para os nossos filhos queremos sempre o melhor e se não formos nós a fazê-lo poucos o farão ou ninguém o fará... Beijinhos e Bom-Fim-de Semana !!!

    ResponderEliminar
  3. Olá ... eu também estou farta destas reuniões em que não se diz nada ... os professores (alguns, nem todos ...) falam dos problemas pessoais, há pais que falam das "gracinhas" dos filhos, as reuniões duram horas e ficamos a saber o mesmo. Como estou desempregada, optei por marcar reuniões na data mensal que os prof. têm para receber os pais ... mas não me sinto muito bem recebido (volto a dizer, alguns professores, nem todos) sou despachada em 3 tempos ... e pouco fico a saber. A escola queixa-se da pouca participação dos pais, mas são eles que os afastam, não gostam de se explicar de se justificar ... como se nós pais, só existissemos para os levar e trazer da escola e claro ... pagar as contas.

    Beijinhos
    Isa

    ResponderEliminar
  4. Eu tambem fui dia 3 á reunião da Aprendiz.
    Gosto da DT dela já o foi ano ano passado, já os conhece bem.
    Não entendi porque olha sempre para mim "acontece em todas as reuniões" eu acho que é por eu perguntar e opinar e estar em todas as reuniões coisa que não acontece com a maioria dos pais daquela classe. E como tenho a sorte de a Aprendiz me contar tudo o que se passa, eu já vou bem informada para lá, ao contrário de alguns pais que quase caem da cadeira quando ouvem certas coisas.
    Desta vez foram para aí 35mn que demorou a reunião, depois só ficaram aqueles pais que precisavam de falar em particular com ela. o que disse sobre a aprendiz?- Que é uma defensora dos pobres e oprimidos que é muito aplicada mas refilona.. aqui nem sei a quem sairá :)

    ResponderEliminar