Olá! Olá!
Recebi hoje uma cartinha do Centro de Emprego a convocar-me para uma sessão colectiva de "Plano de Formação". Sei que sou obrigada a ir mas o que queria saber é se sou obrigada a aceitar fazer formação. Alguém me sabe dizer? Já vos aconteceu?
Pode parecer mal eu estar a dizer isto, mas não quero mesmo fazer nenhum curso, nenhum tipo de formação...mas não sei se posso recusar...
E como um "mal" nunca vem só...tenho que lá estar às 10:30 h do dia 14! Dia dos Namorados :(
A sério? É dia de namorar ♥♥♥ é dia de ter momentos agradáveis ♥♥♥ não é dia de estar em stress
Help!!!
Beijos/ A Mãe
Olá
ResponderEliminarpelas informações que tenho terá de comparecer À reunião e terá de frequentar a formação. Caso não o faça perde o subsidio. Em quanto frequenta a formação tem direito ao subsidio bem como subsidio de refeição, ou caso tenha lá refeitório terá direito à refeição e subsidio de transporte.
Espero que tenha sido útil.
Obrigada!
EliminarBeijos/ A Mãe
Podes recusar, como tudo na vida. Mas a recusa tem consequências: perder o subsídio de desemprego.
ResponderEliminarTens sempre hipótese de decidir o que queres mais: não fazer o curso, ou perder o subsídio...
A vida é feita de escolhas.
vidademulheraos40.blogspot.com.
Não sabia, mas li o comentário da Sara e olha que me parece bastante bom fazer a formação.
ResponderEliminarTens um miminho para ti no meu blogue.
Beijinho e bom fim de semana.
eu então já lá fui dizer que quero fazer um curso e ninguém me chama!!!!
ResponderEliminardiz a eles que eu quero!
:) bjs
Não te consigo ajudar mas que corra tudo pelo melhor.
ResponderEliminarBeijocas
Querida,
ResponderEliminarNão sei se as regras mudaram mas eu quando estive desempregada há uns anos também fui a uma sessão dessas.
-Tens de ir, não podes mesmo faltar.
- não tens de aceitar se a formação não for ao encontro dos teus interesses nem daquilo que procuras ou desadequada ao teu perfil (de acordo com as tuas habilitações)
- também não tens de dizer específicamente que não estás interessada mas apenas dizer realisticamente quais as vantagens (ou não) para ti.
A mim chamaram-me para uma reunião sobre cursos de marketing e gestão de empresas (eu era/sou professora).
os cursos nem o bacharelato davam e quando perguntei se tinham saída no mercado de trabalho (sim, porque disse que estava a disposta a mudar de ramo desde que isso fosse no caminho de não ficar desempregada todos os anos). Resposta "nem por isso".
Pois. Querem que eu faça um curso inferior à minha formação, numa área que não me diz nada para depois continuar desempregada.
O que eles queriam mesmo eram as pessoas que estão em começo de carreira, sem experiência profissional e com habilitações que não dão saída.
Posso dizer que praticamente a totalidade da sala disse não ver qual a vantagem da formação no seu plano de procura de trabalho. Dois recusaram (não sei se por escrito) por já estarem a organizar planos alternativos (abrir colégios ou centros de estudos).Praticamente a totalidade da sala era professores que como deves imaginar estavam delirantes com o curso.
Eu e outra acho que fomos as únicas a mostrar interesse nos cursos (que de qualquer modo eram inferiores às nossas qualificações por isso não éramos obrigadas a aceitar).
Fui chamada posteriormente para falar das condições do curso e ver se continuava interessada e rejeitaram-me porque o curso acabava às 19h da noite e eu disse que tinha de ir buscar o meu filho até às 18h30.
O valor que eles dão como subsídio não dava sequer para pagar a creche do miúdo (que teria obrigamente que ter para eu frequentar o curso) por isso...para bom entendedor duas palavras basta e eles perceberam que eu não iria fazer um curso a 30km de distância que não me serviria para nada para pagar as despesas adicionais do meu bolso (creche, gasóleo do carro [o que davam para deslocações não cobria 30km de deslocação]).
Beijocas linda e não te deixes intimidar. Se é vantajoso para ti diz que estás interessada, senão é mostra as condições porque não é (mesmo que nunca digas frontalmente que não estás interessada). Quando não temos condições para o fazer...não temos.