quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

"Barquinhos recheados" ou...

..."Courgette recheada com salsicha de perú". Na realidade este é que é o nome verdadeiro mas acho que barquinhos é mais engraçado :)

 Antes e depois do forno, e ainda "sobrou" recheio que foi ao forno, borda fora (do barco pois claro!)  num recipiente mais pequeno e que também comemos :)

Foi o que eu e o Victor (maridinho)  almoçámos hoje, tal como manda a Dieta dos 31 dias para o 10º dia. Tenho a dizer que é muito bom, é fácil e sacia bastante bem!

Ingredientes (para 1 pessoa):
1 courgete grande, um fio de azeite, 1 cebola picada, 3 dentes de alho picados, 60g de cogumelos, 2 salsichas de perú, 2 tomates cortados aos bocadinhos e sem sementes, manjericão picado (usei salsa), tomilho picado (pode ser seco), 60g de queijo parmesão ralado, 1 ovo (não pus), sal e pimenta

Preparação:
Corte a courgete ao meio (ao comprido) e retire o interior. Reserve. Numa frigideira, ponha o azeite, refogue o alho e a cebola, junte os cogumelos e o interior da courgete. Retire o interior das salsichas* e junte à frigideira. Adicione o tomate, o manjericão, o tomilho e tempere com sal e pimenta. Mexa até a carne estar dourada.
Deixe arrefecer um bocadinho (eu não deixei, fiz tudo seguido), retire o excesso de líquido, misture tudo com o ovo batido e o queijo. Encha as 2 metades da courgete.
Coloque num pirex e deite àgua** (fervi no fervedor eléctrico para ser mais rápido) até meio da courgete.
Leve ao forno até ficar dourado (cerca de 30 min).

*Isto deve ser para salsichas frescas, eu usei de frasco, cortei em pequenos quadrados.
**Tenho ou não razão para lhes chamar barquinhos? Até vão dentro de àgua...

Para o jantar tenho que inventar porque o que está no livro não me agrada totalmente :(  retiro uns ingredientes e acrescento outros ao nosso gosto, dentro do mesmo género, e para os filhotes faço outro jantar que este não dá para adaptar para eles.

Experimentem que não se arrependem!

Beijos/ A Mãe

11 comentários:

  1. olá!
    que delicia!
    fala melhor da dieta!
    jinho
    gostei muito do blog

    ResponderEliminar
  2. nham, nham!
    Eu já fiz algo idêntico mas com beringela em ve de courgette.
    Podes experimentar fazer a mesma receita com atum em vez de salsicha.
    Tem cuidado com as salsichas de peru e frango pois em geral incluem a pele dos mesmos o que aumenta substancialmente as calorias delas. Eu quando posso uso carne de peru ou frango e trituro. Assim sei o que estou a comer. Mas com pressa faz-se o que é mais prático.
    beijocas e obrigada pela sugestão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Su estas não tinham pele, eram de frasco e já cozidas ou fumadas. Também costumo usar peito de frango mas tou a tentar seguir o máximo possível esta dieta, mas obrigada pela dica ;)
      No "menu" ainda desta semana também vai haver beringelas recheadas mas com carne picada, depois conto como foi.
      Obrigada!

      Beijos/ A Mãe

      Eliminar
  3. HUM...Gostei da receita, devia de estar uma maravilha. Continuação de boa dieta. beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Eu gostava sim, de experimentar estas receitas assim com a courgette recheada. Mas nem sei o sabor dela ao certo. =S

    Tenho medo de me aventurar e ir depois tudo para o lixo.

    Mas tem bom aspecto, aiii

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu só usava a courgete ralada na sopa porque também tinha receio. Um dia juntei pequenos quadrados aos legumes salteados e olha que gostei muito! Experimenta saltear com cogumelos e cenoura, por exemplo, se não gostares não perdes tudo :)

      Beijos/ A Mãe

      Eliminar
  5. Gostei da dica, e acho que deve ficar deliciosas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É como já disse, ficaram muito boas e para mim foi novidade!

      Beijos/ A Mãe

      Eliminar
  6. Fica mesmo uma delícia! Ah já fiz com bacalhau e carne seca também... Beijos.

    ResponderEliminar