sábado, 16 de março de 2013

Estive ausente porque...


...comecei a trabalhar!
E isso é bom?...Não!

Porquê? 
Porque continuo desempregada!

Confusos?
Eu explico:

O Centro de Emprego mandou-me trabalhar, aquilo a que eles chamam de trabalho de inserção ou POC.

Continuo a receber o subsídio de desemprego + 20% + subs. de refeição*, continuo a ter que fazer provas de procura de trabalho ( os chamados carimbos) uma vez por semana...logo...continuo desempregada. Certo?

Os meses (quase 12) a que ainda tenho direito ao subsídio continuam em contagem decrescente, por isso quando o contrato (que tem rigorosamente os mesmos meses...) terminar termina tudo e venho-me embora com uma mão à frente e outra atrás, porque não há possibilidade de integração.

Trabalho das 12h às 20h, fins de semana e feriados incluídos.
Tenho 30 minutos de pausa no dia inteiro (quase nem tenho tempo pra beber àgua e ainda bem porque também quase nem tenho tempo para fazer xixi...).
As 8h por semana a que tenho direito/obrigação para procura de emprego são me dadas quando querem, e digo isto porque na escala tenho 3 na mesma semana e semanas sem nenhuma...

Trabalho num refeitório que serve idosos, não tenho qualquer tipo de formação ou experiência nesta área e também não me parecem que a vão dar...lidar com idosos não é nada fácil...

Ora bem, a pergunta que não me sai da cabeça é a seguinte :
Se estas instituições de solidariedade social (assim como as escolas) precisam de funcionários, não era mais fácil abrir concurso independente do C. de Emprego, dar contratos verdadeiros e tirar centenas de pessoas do desemprego?

É claro que eu sei que este método é muito mais lucrativo mas não acho nada justo.

O FUTURO?
Continua incerto é óbvio, mas tenho esperanças que me surja uma oportunidade fora deste sistema (sujo). Caso isso não aconteça, daqui a cerca de 1 ano provavelmente estou eu à porta da instituição (que se diz de misericórdia...) a receber as chamadas "refeições sociais" que todos os dias saem por aquelas portas ( e são muitas)...

*No C. de Emprego disseram-me que também pagavam subs. de transporte mas a instituição diz que não paga. 


Este fim de semana estou de folga, por isso tenho algum tempo pra vos visitar. 

Beijos/ A Mãe

7 comentários:

  1. Posso perguntar-te em que zona (mais ou menos...não precisas especificar) vives ? Desculpa, mas pergunto isto porque faz parte do meu trabalho ver anúncios de emprego e...podia ser que visse alguma coisa que desse jeito. Não está fácil, mas...
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vivo entre Ovar, Estarreja e Oliveira de Azemeis. Tenho apenas o 9ºano e sempre trabalhei na área da indústria automóvel.

      Obrigada!

      Beijos/ A Mãe

      Eliminar
  2. Realmente, não faz sentido nenhum!
    Tenho uma tia na mesma situação, mas numa escola, e o pior é que além de não lhe darem sub.de transporte estão sempre a rodar por escolas diferentes do concelho.
    Também acaba quase ao mesmo tempo que o fundo de desemprego...
    Já nem sei o que dizer, mas pensamento positivo, sempre!
    Beijinhos, e muita força!*

    ResponderEliminar
  3. Mãe tens toda a razão, era mais fácil abrir concurso e criar emprego, sou funcionária pública e trabalho numa escola,mas se o ministério da educação não autoriza a abertura de concursos as escolas têm de recorrer aos pocs e é uma pena quando passa gente boa e a escola não pode fazer nada para ficar com esse poc.
    O ano passado aconteceu precisamente uma situação dessas, ainda hoje suspiramos por essa colega, tenho a certeza q se hoje abri-se concurso e ela concorre-se era ela q ficava, foi um excelente poc . Coragem e dá o teu melhor, beijinhos Bilocas :)

    ResponderEliminar
  4. Realmente não se percebe como funciona este País...
    Acho que agora és uma empregada-desempregada...
    Que tudo te corra bem.
    Beijinhos e bom final de semana.

    ResponderEliminar
  5. ola tambem eu estou na mesma situaçao trabalho numa escola quando chegar 31 de agosto estou de volta a casa.
    Olha em relaçao ao subsidio de transporte são obrigados a pagar se não te querem pagar vai ao centro de emprego e diz essa situaçao porque a lei diz kque tem de pagar.boa sorte

    ResponderEliminar
  6. Nem sei se fiquei feliz ou não com a situação =S

    Este país está uma bela m*rda

    Beijocas

    ResponderEliminar