domingo, 22 de setembro de 2013

Livros, escola, apresentação oral...

Como todos os anos, em Português somos obrigados a fazer uma apresentação oral de um livro. A professora entrega-nos uma lista cheia de clássicos e toca a escolher um. Não conheço nem metade... Estive a ver na net e os que me pareceram melhor foram Amor de Perdição de Camilo Castelo Branco e Madame Bovary de Gustave Flaubert, já leram ? Estou mais inclinada para o primeiro mas tenho algum receio... Ajudem-me !! 
E já agora aproveito para fazer uma pequena crítica a estas listas feitas pelos professores de português. Quase levam os alunos (talvez os menos cultos) a pensar que, hoje em dia, já não se escreve bem... Nas aulas é vira o disco e toca o mesmo, apresentações igual... E que tal cativarem os alunos ? Devemos valorizar também o que temos agora e não só o que "já lá vai". 


      
   
Beijinhos/ A Filha

4 comentários:

  1. O Amor de Perdição foi o livro que mais gostei de ler "obrigada" nas aulas. Até o cheguei a ler depois só porque sim. É muito bom. Beijo

    ResponderEliminar
  2. Ambos bons embora só consigamos dar valor quando somos mais velhas. Eu gosto imenso de Madame Bovary. Independentemente do que escolheres pensa só neste pormenor (que às vezes não nos lembramos)...tudo o que lá está para nós na actualidade pode parecer normalissimo mas...temos que perceber a época na qual foi escrito.
    Há coisas que nos parecem estúpidas assim à 1ª mas...por exemplo:

    querer ser actriz actualmente é normalissimo , certo ? Mas já houve um tempo (em Portugal mesmo) que era super mal visto.

    actualmente qualquer mulher pode viajar para qualquer parte do mundo sozinha mesmo que seja casada, certo ?
    Mas já houve um tempo em que precisavam de autorização por escrito do marido.

    São exemplos meio parvos mas só para dizer que os Clássicos são muito importantes mas têm que ser lidos e entendidos à luz da época na qual foram escritos.

    Boa sorte e boas leituras.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá. Eu já li os 2 e julgo q o "Amor de perdição" é mais fácil de entender ao mesmo tempo q mexe com as nossas emoções. Tb é um livro q nos faz pensar sobre as diferenças do estatuto das mulheres na sociedade e valorizar aquilo q temos hoje. Acredita q vais gostar. "Madame Bovary" é um livro complexo mas interessante. Fala de uma mulher q vai contra o estatuto social da época. talvez um livro para leres mais tarde... espero ter ajudado. Boas leituras. Heloísa Leitão. Marco de canaveses.

    ResponderEliminar