sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Alguém sabe?

Olá! Olá!
Recebi hoje uma cartinha do Centro de Emprego a convocar-me para uma sessão colectiva de "Plano de Formação". Sei que sou obrigada a ir mas o que queria saber é se sou obrigada a aceitar fazer formação. Alguém me sabe dizer? Já vos aconteceu?

Pode parecer mal eu estar a dizer isto, mas não quero mesmo fazer nenhum curso, nenhum tipo de formação...mas não sei se posso recusar...

E como um "mal" nunca vem só...tenho que lá estar às 10:30 h do dia 14! Dia dos Namorados :(   
A sério? É dia de namorar  é dia de ter momentos agradáveis   não é dia de estar em stress 

Help!!!

Beijos/ A Mãe

7 comentários:

  1. Olá

    pelas informações que tenho terá de comparecer À reunião e terá de frequentar a formação. Caso não o faça perde o subsidio. Em quanto frequenta a formação tem direito ao subsidio bem como subsidio de refeição, ou caso tenha lá refeitório terá direito à refeição e subsidio de transporte.

    Espero que tenha sido útil.

    ResponderEliminar
  2. Podes recusar, como tudo na vida. Mas a recusa tem consequências: perder o subsídio de desemprego.
    Tens sempre hipótese de decidir o que queres mais: não fazer o curso, ou perder o subsídio...
    A vida é feita de escolhas.
    vidademulheraos40.blogspot.com.

    ResponderEliminar
  3. Não sabia, mas li o comentário da Sara e olha que me parece bastante bom fazer a formação.

    Tens um miminho para ti no meu blogue.
    Beijinho e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  4. eu então já lá fui dizer que quero fazer um curso e ninguém me chama!!!!
    diz a eles que eu quero!
    :) bjs

    ResponderEliminar
  5. Não te consigo ajudar mas que corra tudo pelo melhor.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  6. Querida,
    Não sei se as regras mudaram mas eu quando estive desempregada há uns anos também fui a uma sessão dessas.
    -Tens de ir, não podes mesmo faltar.
    - não tens de aceitar se a formação não for ao encontro dos teus interesses nem daquilo que procuras ou desadequada ao teu perfil (de acordo com as tuas habilitações)
    - também não tens de dizer específicamente que não estás interessada mas apenas dizer realisticamente quais as vantagens (ou não) para ti.
    A mim chamaram-me para uma reunião sobre cursos de marketing e gestão de empresas (eu era/sou professora).
    os cursos nem o bacharelato davam e quando perguntei se tinham saída no mercado de trabalho (sim, porque disse que estava a disposta a mudar de ramo desde que isso fosse no caminho de não ficar desempregada todos os anos). Resposta "nem por isso".
    Pois. Querem que eu faça um curso inferior à minha formação, numa área que não me diz nada para depois continuar desempregada.
    O que eles queriam mesmo eram as pessoas que estão em começo de carreira, sem experiência profissional e com habilitações que não dão saída.
    Posso dizer que praticamente a totalidade da sala disse não ver qual a vantagem da formação no seu plano de procura de trabalho. Dois recusaram (não sei se por escrito) por já estarem a organizar planos alternativos (abrir colégios ou centros de estudos).Praticamente a totalidade da sala era professores que como deves imaginar estavam delirantes com o curso.
    Eu e outra acho que fomos as únicas a mostrar interesse nos cursos (que de qualquer modo eram inferiores às nossas qualificações por isso não éramos obrigadas a aceitar).
    Fui chamada posteriormente para falar das condições do curso e ver se continuava interessada e rejeitaram-me porque o curso acabava às 19h da noite e eu disse que tinha de ir buscar o meu filho até às 18h30.
    O valor que eles dão como subsídio não dava sequer para pagar a creche do miúdo (que teria obrigamente que ter para eu frequentar o curso) por isso...para bom entendedor duas palavras basta e eles perceberam que eu não iria fazer um curso a 30km de distância que não me serviria para nada para pagar as despesas adicionais do meu bolso (creche, gasóleo do carro [o que davam para deslocações não cobria 30km de deslocação]).
    Beijocas linda e não te deixes intimidar. Se é vantajoso para ti diz que estás interessada, senão é mostra as condições porque não é (mesmo que nunca digas frontalmente que não estás interessada). Quando não temos condições para o fazer...não temos.

    ResponderEliminar